Como nas tendências de moda, as tendências de decoração de interiores também são revisitadas. O Mid-Century Modern é o termo usado para o movimento que foi muito forte nos Estados Unidos, do fim dos anos 40 até os anos 60, e que abrangia diversas áreas: design de interiores, industrial e gráfico, arquitetura e urbanismo.
O início…
Fortemente influenciado pelos conceitos da Bauhaus e do design escandinavo, o movimento tinha a intenção de trazer o modernismo para dentro das casas americanas. Com linhas geométricas, uso de materiais naturais como barras de metal dobradas, madeira, couro e revestimentos em pedra, cômodos majoritariamente neutros com pontos de cores, espaço amplo, muita iluminação natural e a funcionalidade em primeiro lugar, o estilo tem raízes minimalistas que trazem harmonia e serenidade para o ambiente.
Alguns elementos:
Elementos como os papéis de parede são detalhes que preenchem esse ambiente dando sua personalidade.
Clique no seu favorito ao lado e veja as condições!
Arquitetos:
Alguns dos grandes nomes do design de interiores que emergiram da Bauhaus são Walter Gropius, Ludwig Mies van der Rohe, Marcel Breuer, Peter Keler, Josef Albers, William Wagenfeld e Marianne Brandt.
O design escandinavo foi parte da inspiração do Mid-Century Modern como a Bauhaus por compartilhar da característica minimalista e funcionalista, sendo referência no design industrial pelo uso de novas tecnologias industriais que surgiam na década de 1920.
Alguns nomes do design escandinavo são Poul Henningsen, Maija Isola, Eero Aarnio, Arne Jacobsen e Eero Saarinen.
“A forma segue a função”
Um dos princípios básicos da escola de design alemã Bauhaus dita a simplicidade das formas e a funcionalidade dos objetos como máxima para o design de interiores. A escola ficou reconhecida mundialmente por ser a primeira escola de design do mundo e atuava em diversos campos, entre eles a pintura, escultura, tecelaria, marcenaria e a tipografia. Os trabalhos dos mestres e alunos da escola tinham uma estética ímpar e minimalista, muito atrelada a cores primárias, linhas fortes e formas abstratas.
O Estilo:
O estilo é muito bem empregado na série de tv Mad Men, onde os cenários recriam com maestria o design de interiores desta época.
Elementos fortes no Mid-Century Modern:
Modernismo e minimalismo;
Móveis com pés de palito;
Formas geométricas;
Estampas gráficas.